341 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intensificou o monitoramento do uso do X (antigo Twitter) no Brasil desde o bloqueio da plataforma em 30 de agosto. Nesta quinta-feira (19), Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) identifique e notifique usuários que fazem "uso extremado" da rede social, alertando-os sobre a proibição imposta pela Corte.
A ordem de Moraes estabelece que, inicialmente, os infratores serão notificados. Caso persistam no comportamento, será aplicada uma multa de R$ 50 mil. A medida já havia sido confirmada pela Primeira Turma do STF, que também penalizou o uso de VPNs para contornar o bloqueio.
Embora o termo "uso extremado" não tenha sido especificado na decisão, acredita-se que se refira a acessos frequentes ou postagens constantes na plataforma. Nesta quinta-feira, alguns usuários conseguiram acessar o X após uma atualização técnica que abriu brechas no bloqueio.
Além disso, Moraes anunciou uma multa diária de R$ 5 milhões à Starlink e ao X pelo descumprimento das ordens judiciais. No entanto, a plataforma pode voltar a operar no Brasil nos próximos dias, caso seja nomeado um representante legal da empresa, como exigido pelo STF.
Um pedido para que a plataforma tenha mais 30 dias para nomear esse representante foi feito ao ministro. O X já começou a cumprir algumas ordens judiciais, como a remoção de perfis previamente bloqueados. Se as exigências forem integralmente atendidas, a plataforma deverá ser liberada novamente no Brasil.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.