2795 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu as medidas do governo federal para conter a inflação dos alimentos e reforçou a necessidade de os governos estaduais zerarem o ICMS de produtos essenciais da cesta básica. Alckmin destacou que, embora a redução dos preços não ocorra de imediato, a tendência é de melhora.
O governo Lula já adotou uma estratégia concreta para aliviar o bolso dos brasileiros, com a isenção das alíquotas de importação sobre carnes, café, milho, açúcar, azeite, biscoitos e massas. No entanto, a resistência de alguns estados em aderir à redução do ICMS pode retardar os benefícios para a população.
"Os economistas colocam que isso pode ter um efeito muito rápido", explicou Alckmin, ressaltando que a iniciativa não é obrigatória, mas uma proposta sensata para os estados.
A alta dos preços dos alimentos foi impulsionada por fatores como secas e instabilidade do dólar. No entanto, o governo federal aposta na safra recorde e na queda do câmbio para reverter esse cenário.
Enquanto o governo Lula toma medidas concretas para garantir comida mais barata na mesa dos brasileiros, alguns governadores bolsonaristas, como Tarcísio de Freitas (SP), preferem manter impostos altos e enganar a população com promessas falsas.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.