609 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) tentou barrar no Supremo Tribunal Federal (STF) a notícia-crime apresentada por Gleisi Hoffmann (PT), presidenta do Partido dos Trabalhadores e atual ministra, por injúria e difamação. Gayer atacou Gleisi com comentários profundamente machistas, sugerindo que o presidente Lula estaria "oferecendo" a ministra ao Congresso em troca de apoio político, insinuando que ela estaria sendo usada como moeda de troca — um ataque misógino típico da extrema direita.
A declaração de Gayer foi feita após Lula, ao comentar sua estratégia de articulação política, mencionar que havia indicado uma “mulher bonita” para um ministério, o que foi distorcido pelo deputado para disseminar ofensas e deboches em rede social. Além de Gleisi, o deputado Lindbergh Farias, companheiro da ministra, também foi citado de forma depreciativa.
A defesa do deputado, como de praxe no bolsonarismo, se escondeu atrás da imunidade parlamentar para justificar os ataques. No entanto, os advogados de Gleisi afirmam que as falas ultrapassam qualquer limite de crítica política, pois são carregadas de violência simbólica e têm objetivo claro de desmoralizar uma mulher no exercício do poder.
Segundo os advogados da ministra, o ataque contribui para a banalização da violência política de gênero e desrespeita a função institucional que Gleisi exerce. A denúncia também ressalta que esse tipo de discurso, amplificado pelas redes, fortalece o ambiente de intolerância e agressividade contra mulheres na política.
Além da notícia-crime no STF, o PT também protocolou uma ação no Conselho de Ética da Câmara contra Gayer, por quebra de decoro. A iniciativa foi liderada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do partido, que condenou os ataques como “misóginos, agressivos e canalhas”.
Gleisi Hoffmann respondeu com firmeza, destacando que Lula foi o presidente que mais empoderou mulheres em cargos de poder no Brasil. Ela lembrou as ofensas de Jair Bolsonaro contra mulheres e exigiu respeito: “Vocês esqueceram do que Bolsonaro dizia? Respeitem a inteligência do povo brasileiro”.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.