Motta envia PEC do fim da escala 6x1 à CCJ, dando início formal à tramitação no Congresso

Portal Plantão Brasil
9/2/2026 16:08

Motta envia PEC do fim da escala 6x1 à CCJ, dando início formal à tramitação no Congresso

0 0 0 0

221 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da jornada de trabalho 6x1. Com a decisão, a discussão passa a ocorrer por meio de uma alteração constitucional, que exige um quórum de votação maior para aprovação em relação a um projeto de lei comum. A proposta unifica textos apresentados pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e, após análise de admissibilidade na CCJ, seguirá para uma Comissão Especial antes de ser votada no plenário.

Ao comentar a medida, Motta afirmou que se trata de "uma pauta histórica da classe trabalhadora, que precisa ser debatida com responsabilidade, ouvindo todos os setores e considerando os impactos na economia". Ele defendeu que o debate ocorra por meio de PEC, e não de projeto de lei, declarando em semana anterior que o assunto "precisa de uma PEC" e deve ser tratado "com cautela". O envio formal ocorre após o governo Lula sinalizar que vê disposição em Motta para aprovar a matéria, que é tratada como uma das principais prioridades legislativas do Planalto para 2026.

O presidente da Câmara também argumentou que a eventual redução da jornada representaria um "passo firme na dignidade do trabalhador", lembrando que a criação da CLT também foi acompanhada por projeções pessimistas que não se concretizaram.



Com informações do Valor Econômico

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians