711 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Petrobras iniciou 2025 com crescimento expressivo. No primeiro trimestre, a produção média de óleo, LGN e gás natural alcançou 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed), alta de 5,4% em relação ao trimestre anterior. O avanço foi impulsionado pela redução de perdas operacionais, maior eficiência na Bacia de Santos, entrada em operação do FPSO Almirante Tamandaré (campo de Búzios) e pelo ramp-up do FPSO Marechal Duque de Caxias (campo de Mero). Também entraram em operação 11 novos poços, sendo 6 na Bacia de Campos e 5 na de Santos.
O FPSO Almirante Tamandaré iniciou produção em 15 de fevereiro e já bateu recorde: em apenas 49 dias começou a injetar gás, superando a marca anterior de 52 dias. A unidade tem capacidade de produzir 225 mil barris de óleo por dia e processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás. Já o FPSO Marechal Duque de Caxias chegou a 95 mil barris diários e o navio-plataforma Alexandre de Gusmão iniciou ancoragem em março, com previsão de início de operação entre o segundo e terceiro trimestres.
A estatal atingiu novos recordes de produção no pré-sal: 2,77 MMboed de óleo e LGN operados e 3,38 MMboed de produção total operada, evidenciando a força do setor. No refino, o destaque foi o aumento de 2,9% nas vendas internas de derivados, puxado por diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV). A participação do óleo do pré-sal na carga processada foi de 73%, reforçando o foco na produção de combustíveis de maior valor e menos poluentes.
A Petrobras também avançou em sustentabilidade. Em fevereiro, realizou sua primeira venda para a Ásia de VLSFO com 24% de conteúdo renovável — mistura de óleo combustível mineral com UCOME, biocombustível derivado de óleo de cozinha usado. A operação foi feita em parceria com a Golden Island, de Singapura.
A produção sólida, associada a inovação, sustentabilidade e compromisso com energia limpa, evidencia o novo momento da Petrobras sob a liderança do governo Lula, deixando para trás o período de desmonte e privatizações defendido por Jair Bolsonaro. O relatório reforça a retomada do protagonismo da estatal no desenvolvimento nacional.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.