Bolsonaristas tentam caçar visto de Wagner Moura nos EUA após entrevista à BBC

Portal Plantão Brasil
15/9/2025 16:45

Bolsonaristas tentam caçar visto de Wagner Moura nos EUA após entrevista à BBC

0 0 0 0

4234 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A extrema direita brasileira, fragilizada após a condenação de Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão, intensificou sua ofensiva contra críticos e agora tem um novo alvo: o ator Wagner Moura. Consagrado em Hollywood e vivendo nos EUA, Moura irritou os bolsonaristas ao afirmar, em entrevista à BBC, que “americanos invejam o Brasil por julgar Bolsonaro e os golpistas”.

A reação segue o mesmo padrão das campanhas comandadas pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que têm promovido perseguições digitais contra quem ironizou a morte do extremista norte-americano Charlie Kirk ou criticou Donald Trump. A prática inclui doxxing — exposição de dados pessoais — e pressão para que vistos de brasileiros sejam cancelados nos EUA. Entre os alvos anteriores estão Felipe Neto, Casimiro Miguel e Eduardo Bueno.

No caso de Wagner Moura, a ordem partiu do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que publicou a entrevista em suas redes e acusou o ator de “extremista”. Para aumentar a intimidação, Gayer marcou autoridades dos EUA, numa clara tentativa de pressionar por retaliações ao artista brasileiro.



A ofensiva bolsonarista tenta transformar a morte de Charlie Kirk em pretexto para campanhas de ódio e perseguição. O neurocirurgião Ricardo Barbosa, por exemplo, perdeu o emprego, teve o visto cancelado e passou a ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco após ironizar o assassinato do extremista.

O movimento segue uma lógica de agressão política oportunista: pressionar empresas, universidades e autoridades para censurar vozes críticas, cancelando contratos, eventos e vistos de entrada nos Estados Unidos. O objetivo é impor medo e silenciar figuras públicas ligadas ao campo progressista.

A escalada deixa evidente que, sem narrativa e cada vez mais isolados, os bolsonaristas recorrem ao autoritarismo digital. A perseguição contra Wagner Moura mostra como o bolsonarismo continua tentando exportar sua política de intimidação, mirando artistas, jornalistas e influenciadores que se recusam a se calar diante do golpismo.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians