STF decide que golpista Débora que pichou estátua da Justiça fique em regime domiciliar

Portal Plantão Brasil
16/9/2025 10:24

STF decide que golpista Débora que pichou estátua da Justiça fique em regime domiciliar

0 0 0 0

620 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) que Débora Rodrigues dos Santos, uma das golpistas de 8 de janeiro, cumpra sua pena em regime domiciliar. A decisão mantém as condições já estabelecidas em março, quando ela deixou a prisão preventiva. Débora ficou conhecida por pichar a frase “perdeu, mané” na estátua da Justiça, em frente ao STF, símbolo maior da democracia ultrajado pelo ódio bolsonarista.

A Primeira Turma do STF já havia condenado a extremista a 14 anos de reclusão por crimes como deterioração de patrimônio tombado, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa armada. Como não restavam mais recursos possíveis, Moraes determinou o início da execução da pena, impondo também a proibição do uso de redes sociais.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou provas categóricas da participação de Débora, incluindo laudos técnicos e registros visuais que mostram a bolsonarista pichando a estátua histórica com batom vermelho. Durante interrogatório, ela própria confirmou o crime, admitindo ser a autora das imagens que chocaram o país.
xxx
O Ministério Público destacou que a acusada foi incentivada pela turba golpista que tomou Brasília, celebrando o ato criminoso em meio à depredação generalizada. Só deixou o local quando a polícia interveio para conter a tentativa de golpe que buscava derrubar o governo eleito pelo povo.

Apesar de ter alegado inicialmente que sua viagem seria para manifestações “pacíficas”, as investigações desmontaram a versão. A acusação foi enfática: Débora aderiu ao objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito e de depor o governo legitimamente constituído, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso de Débora Rodrigues se soma à longa lista de criminosos do 8 de janeiro que agora enfrentam a Justiça. O episódio marcou a mais grave agressão bolsonarista contra a democracia brasileira, com invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes em Brasília.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians