1639 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (19) com o ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio da Alvorada. O encontro ocorre em meio à pressão do União Brasil, que anunciou a entrega de todos os cargos que ocupa no governo em até 24 horas. A reunião será decisiva para definir se Sabino continuará no comando da pasta, estratégica nos preparativos da COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém.
Sabino já havia sinalizado a Lula, em setembro, seu desejo de permanecer no cargo. Para evitar atritos com seu partido, uma das soluções discutidas é sua licença temporária do União Brasil. O ministro argumenta que sua permanência é fundamental para o andamento dos trabalhos ligados ao turismo e aos compromissos internacionais do Brasil.
A presença no governo também é peça-chave para os planos eleitorais de Sabino em 2026. Deputado federal pelo Pará, ele mira uma vaga no Senado, em aliança com o governador Helder Barbalho (MDB). Lula, que em 2022 obteve 54% dos votos no Pará, já sinalizou apoio à candidatura do ministro, o que fortalece ainda mais sua posição.
Mesmo com o discurso de desembarque, o União Brasil segue dividido. O partido mantém três ministérios na Esplanada: além de Sabino, Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações), ambos ligados ao senador Davi Alcolumbre (AP), devem permanecer no governo.
A reunião desta sexta, portanto, será um teste político importante: de um lado, o jogo de pressões do União Brasil; de outro, a estratégia de Lula em preservar aliados relevantes para a COP 30 e para o fortalecimento eleitoral no Pará.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.