3270 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em entrevista contundente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma crítica ferrenha à Câmara dos Deputados, acusando a maioria dos parlamentares de não ter qualquer compromisso com a classe trabalhadora. Lula classificou os deputados como representantes de uma "classe média alta que pouco está ligando para o povo", justificando assim a resistência que seu governo enfrenta para aprovar projetos populares, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais. O presidente não poupou palavras ao diagnosticar a falta de representatividade popular no Congresso como o cerne do problema que trava avanços sociais.
O projeto de isenção do IR, uma das bandeiras centrais do governo, encontra barreiras no Legislativo, e Lula deixou claro que enxerga nisso um conflito de classes. Ele ampliou sua crítica ao lembrar outras lutas históricas, como a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, que, mesmo aprovada, enfrenta resistência na Justiça por parte de empregadores. Para o presidente, a guerra pelos direitos da base é diária e encontra oposição em setores privilegiados da sociedade.
Além da pauta econômica, Lula voltou a se posicionar contra a PEC da Blindagem e a anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro, reforçando seu discurso de enfrentamento com setores conservadores. O presidente também condenou o uso político de igrejas, afirmando que sua fé não precisa de palanque e que acredita que Deus está "vendo quem está mentindo e quem está falando a verdade". As declarações pintam um retrato de um presidente em modo de combate, pronto para confrontar as elites políticas e econômicas que, em sua visão, sabotam a agenda trabalhista.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.