Paulinho da Força joga balde de água fria em Bolsonaro e irrita PL

Portal Plantão Brasil
19/9/2025 17:26

Paulinho da Força joga balde de água fria em Bolsonaro e irrita PL

0 0 0 0

5267 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A festa bolsonarista nas redes sociais, marcada até por uma cena de blasfêmia de Nikolas Ferreira (PL-MG) ao rezar um “Pai Nosso” no plenário, murchou rapidamente. O entusiasmo com a aprovação da urgência de uma proposta de anistia se transformou em frustração quando Hugo Motta (Republicanos-PB) indicou Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do texto.

Em sua primeira fala, Paulinho deixou claro que não pretende abraçar uma “anistia ampla, geral e irrestrita” e nem sabe se Jair Bolsonaro (PL) será contemplado. A sinalização desagradou a ala radical, que esperava a blindagem total do ex-capitão e de seus cúmplices no golpe do 8 de janeiro.

De Miami, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tentou animar a tropa, mas já em tom desanimado. Admitiu que o caminho no Senado será quase impossível, já que Davi Alcolumbre (União-AP) afirmou que não pautará o tema. Eduardo ainda reconheceu que, mesmo que avance, Lula terá a palavra final, e dificilmente sancionaria um perdão coletivo aos golpistas.

A frustração ficou evidente no líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de Silas Malafaia. Horas após elogiar Paulinho, ele mudou de tom e criticou a tentativa de transformar a anistia em um “PL da Dosimetria”, que apenas reduziria penas de golpistas presos. Indignado, Sóstenes chegou a dizer que tal medida seria inconstitucional, revelando o verdadeiro objetivo da manobra: livrar Bolsonaro da cadeia.





A estratégia ganhou contornos ainda mais obscuros à noite, quando Paulinho da Força foi jantar na casa de Michel Temer (MDB) em São Paulo, acompanhado de Aécio Neves (PSDB). Após a reunião, divulgou um vídeo ao lado do ex-presidente golpista anunciando a mudança de foco: agora, a proposta será suavizar penas em acordo com o Supremo e o Executivo, sob o título de “PL da Dosimetria”.

Veja o vídeo:


Na prática, a derrota narrativa da extrema-direita mostra que, mesmo com seus chiliques e articulações, a anistia total é inviável. O máximo que podem conseguir é uma manobra para reduzir penas de parte dos mais de 100 golpistas ainda presos na Papuda, enquanto o maior interessado, Jair Bolsonaro, continua cercado pelo risco real de acabar atrás das grades.
Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians