187 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Tesla deixou de ser a maior fabricante mundial de veículos elétricos em 2025, superada pela chinesa BYD em um ano marcado pela queda nas entregas e pela intensificação da concorrência global. Segundo dados divulgados, as entregas anuais da Tesla somaram cerca de 1,64 milhão de veículos, abaixo dos 1,79 milhão em 2024, enquanto a BYD ampliou suas vendas e ultrapassou a concorrente no total global de carros elétricos vendidos. Esta foi a primeira vez que a montadora chinesa superou a americana em bases anuais, refletindo seu forte crescimento internacional e a eficácia das políticas industriais chinesas de apoio à transição energética.
Analistas destacam que o fim do crédito fiscal de US$ 7.500 para compradores de carros elétricos nos Estados Unidos reduziu o estímulo às vendas da Tesla, contribuindo para o enfraquecimento da demanda. No último trimestre de 2025, a empresa de Elon Musk entregou 418.227 veículos, queda de cerca de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior e abaixo das expectativas do mercado. Paralelamente, a crescente concorrência não se limitou à BYD; fabricantes europeias como Volkswagen e BMW também intensificaram a disputa, pressionando a participação da Tesla em importantes mercados.
A mudança no cenário global sinaliza desafios estruturais para a Tesla em manter seu papel de destaque, enquanto rivais consolidam posições mais sólidas em mercados-chave ao redor do mundo, com a BYD representando especialmente o sucesso do modelo de desenvolvimento tecnológico e industrial chinês.
Com informações do Brasil247,/i>
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.