Relatórios do Banco Central revelam como funcionava o esquema ilícito no Banco Digimais de Edir Macedo

Portal Plantão Brasil
23/6/2026 11:42

Relatórios do Banco Central revelam como funcionava o esquema ilícito no Banco Digimais de Edir Macedo

0 0 0 0

658 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

As investigações da Polícia Federal que culminaram na Operação Miragem apontam um roteiro detalhado de crimes financeiros e fraudes contábeis estruturadas na gestão do Banco Digimais. A instituição financeira controlada por Edir Macedo, bispo evangélico e ferrenho cabo eleitoral da extrema direita, é acusada de adulterar sistematicamente seus balanços regulatórios. O objetivo da maquiagem corporativa era dar uma falsa aparência de liquidez e solidez aos órgãos de fiscalização do governo brasileiro, ocultando o colapso e o real rombo financeiro da empresa.

A engrenagem ilícita, amparada por relatórios minuciosos do Banco Central, consistia na superavaliação criminosa de ativos e na geração artificial de receitas fictícias que chegam à casa das centenas de milhões de reais. Com as contas deterioradas após anos de prejuízos acumulados nos segmentos de crédito consignado e financiamento de veículos, a cúpula do banco inflava os dados patrimoniais. Para viabilizar a fraude, os gestores utilizavam de forma irregular fundos de investimento operados por corretoras parceiras, camuflando a descapitalização da firma.

Além da contabilidade fraudulenta, a Polícia Federal mapeou operações de crédito escandalosas e terminantemente proibidas pela legislação nacional. As transações eram desenhadas para canalizar recursos financeiros e gerar benefícios indevidos diretamente para a empresa controladora do banco de Edir Macedo. A farsa contábil contava ainda com a inserção de dados falsificados e informações totalmente corrompidas dentro dos próprios sistemas eletrônicos oficiais de registro mantidos pelo órgão regulador estatal.

Diante do conjunto probatório levantado pelas autoridades, a Justiça Federal de São Paulo determinou o congelamento patrimonial e o bloqueio de ativos financeiros dos investigados em até R$ 670.348.945,70. A quebra imediata dos sigilos bancário e fiscal imposta pela decisão judicial visa rastrear todo o caminho trilhado pelo dinheiro ilegal e identificar o destino final dos recursos ocultados pela diretoria ligada ao império midiático e religioso da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os administradores e beneficiários diretos do esquema fraudulento responderão por graves violações enquadradas na Lei nº 7.492/1986, que pune os crimes do colarinho branco e protege o Sistema Financeiro Nacional. A cúpula enfrentará acusações formais de gestão fraudulenta, falsidade ideológica em demonstrativos comerciais e realização de operações de crédito vedadas. As práticas corruptas desmascaradas mostram o modus operandi de setores que se blindavam na retórica conservadora do antigo regime bolsonarista enquanto lesavam a fé pública do mercado e dos correntistas.

O rigor das medidas executadas pela Polícia Federal reflete o fortalecimento institucional promovido pelas agências de controle sob a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao expor a farsa bilionária nos registros do Banco Digimais, o Estado brasileiro reafirma que privilégios políticos conferidos pela extrema direita no passado não asseguram imunidade a banqueiros corruptos. As apurações seguirão em ritmo acelerado para definir a responsabilidade civil e criminal de cada executivo envolvido na farsa contábil.

Assista ao vídeo:



Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians