101 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Ouroboros para desarticular um esquema de corrupção e desvio de verbas públicas estimado em R$ 86,28 milhões no Instituto Rio Metrópole. Maurício Silva Knoploch dos Santos, ex-diretor de Planejamento e Projetos da autarquia e pai do deputado estadual Alexandre Knoploch, é um dos principais alvos da ação e passou a ser considerado foragido pela Justiça após não ser localizado em seus endereços.
A investigação aponta que o grupo operava por meio de contratos fraudulentos, subcontratações fictícias e saques de vultosas quantias em espécie. Ao todo, 11 pessoas foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. As irregularidades foram identificadas a partir de uma auditoria interna realizada nas contas da gestão do ex-governador Cláudio Castro.
A operação resultou no cumprimento de mandados de prisão contra a cúpula do órgão e operadores financeiros do esquema. Entre os detidos estão:
-Davi Perini Vermelho ("Didê"): Presidente do Instituto Rio Metrópole;
-Marcelo Lopes da Silva: Procurador do Estado e ex-procurador-geral da autarquia;
-Franquis Dias Nepomuceno: Delegado, diretor do instituto e apontado como proprietário de uma empresa de vigilância envolvida;
-Amanda Íthala Santos da Paschoa: Nora de Maurício Knoploch e atual gestora de contratos do órgão;
-Caroline Soares Barros: Ex-fiscal da instituição e fundadora de uma empresa subcontratada utilizada nos desvios.
O deputado estadual Alexandre Knoploch ingressou na política na onda eleitoral de 2018, elegendo-se pelo antigo PSL. Ao longo do mandato, consolidou-se como um dos parlamentares alinhados à base do governo estadual e ao núcleo político do Partido Liberal no Rio de Janeiro. Até o momento, a defesa dos citados e o gabinete do parlamentar não se manifestaram sobre as ordens judiciais.
Assista e divulgue o vídeo de Thiago dos Reis:
ATENÇÃO!!! O país de mais 1 candidato do Flávio Bolsonaro foi PRESO HOJE por roubar quase 100 milhões no Rio de Janeiro!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 9, 2026
O Flávio manda e seus eleitores burros votam em FACCIONADOS e CPRRUPTOS pra manter seus crimes!! https://t.co/xQsyy4RTt7 pic.twitter.com/szp8fuTKm2