252 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou publicamente a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que decreta o fim da exaustiva escala 6x1 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O projeto, que garante dois dias de descanso semanal e estabelece a jornada máxima de 40 horas sem redução de salário, superou a resistência de setores da oposição e agora segue com parecer favorável para a apreciação final no plenário da Casa.
Classificando a votação na comissão como uma vitória de extrema relevância social, Lula ressaltou que a medida está a apenas um passo de transformar a vida cotidiana de milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. O presidente reforçou o compromisso do Governo Federal com a restauração de direitos laborais e enfatizou a importância de manter a classe trabalhadora engajada e organizada nesta reta final da tramitação legislativa para assegurar a promulgação da escala 5x2.
A avanço da proposta no Congresso reflete o empenho das forças progressistas em combater a precarização do trabalho e garantir mais dignidade e saúde para o povo brasileiro. Com o relatório pronto para a apreciação dos senadores, a cúpula governista atua nos bastidores para acelerar a votação definitiva, consolidando mais uma conquista estrutural para a classe trabalhadora no país.
Vitória importante!
— Lula (@LulaOficial) September 2, 2026
O fim da Escala 6x1 acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição de Justiça do Senado. Com isso, o texto está pronto para ser apreciado pelo plenário da Casa. Só falta mais esse passo para os dois dias de descanso semanais e a jornada de 40 horas se… pic.twitter.com/8BzefQ0bOF