GLOBO: ' DILMA LAMENTA VER PETISTAS NA CORRUPÇÃO DA PETROBRAS '

Portal Plantão Brasil
25/8/2015 12:33

GLOBO: ' DILMA LAMENTA VER PETISTAS NA CORRUPÇÃO DA PETROBRAS '

0 0 0 0

760 visitas - Fonte: CONVERSAAFIADA



A presidente Dilma lamenta ver petistas na corrupção da Petrobras


por Ilimar Franco


A presidente Dilma declarou agora à tarde que ela não esperava que petistas e pessoas próximas ao partido estivessem envolvidas no escândalo de corrução na Petrobras. Ela afirmou que foi pega de surpresa e que lamenta o que aconteceu.

Sobre o trabalho do juiz Sérgio Moro, esquivou-se dizendo que não tem opinião sobre qualquer pessoa. Para a presidente, quanto mais rápidas e efetivas forem concluídas as investigações melhor.


O GLOBO — A senhora, em algum momento, imaginava que militantes ou pessoas ligadas ao PT estivessem envolvidas com essa barafunda da Petrobras?


– Presidente Dilma – Não!

– Não?

Dilma — Não!

– A senhora foi completamente surpreendida?

Dilma – Fui! Acho e lamento profundamente!.

– A senhora acha que poderia ter feito alguma coisa diferente. Que pudesse minorar isso. Ou é difícil fazer essa avaliação?


Dilma — Posso falar uma coisa. Eu sou a favor de uma coisa que o Mário Thomaz Bastos dizia. Não esperem que sejam as pessoas a fonte da virtude. Tem que ser as instituições. As instituições é que tem de ter mecanismo de controle. É muito difícel. Integra a corrupção o fato dela ser escondida, clandestina e obscura.

A exemplo do juiz Sérgio Moro, a presidente Dilma disse que não falaria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Mas ela fez uma ironia quando lhe foi lembrado que o ex-presidente Fernando Henrique sugeriu que ela renunciasse o mandato.



– Sugerir é fácil.

“Ningém poderia prever o alcance da crise internacional”

Quando abordou a economia internacional a presidente Dilma disse que o futuro é imprevisível. As dificuldades não ficarão restritas aos exportadores de commodities para a China, mas também afetam os países que exportam máquinas e equipamentos para aquele país. A política de industrialização da China foi acelerada e todos os países estão perdendo arrecadação. Nos Brics predominava a avaliação de que isso seria superável. Mas depois do acordo Estados Unidos-Irã, que colocará de 2 a 3 milhões de barris petróleo no mercado, o primeiro-ministro Vladimir Putin, previu que a renda do petróleo vai afundar.

– Ninguém podia imaginar.

Redução de cargos e ministérios

A presidente Dilma Roussef reafirmou ontem que vai acabar com dez ministérios e acrescentou que vai reduzir 1.000 cargos de livre provimento ou funções gratificadas. Explicou que o objetivo principal é racionalizar a máquina, mas também haverá corte de gastos. Pois se isso não acorrer essas medidas seriam “demagógicas”. Ela se negou a dizer quais as pastas marcadas para morrer, dizendo que o estuda ainda estava sendo concluído.

Essa cautela decorre, segundo a presidente, porque será necessário uma composição política com os partidos. Pois mesmo os que são a fazer podem ter algumas críticas, sobre determinadas mudanças.


– Todo mundo é a fazer. Todas as torcidas são a favor. Uma reforma dessas não se faz dentro do gabinete, sozinha.

Essa redução das pastas passará também por consultas à sociedade. O governo pretende ouvir os segmentos empresárias afetados poelas mudanças. Citou como exemplo a eventual junção entre a APEX e a ABDI. Pois uma das metas é racionalizar a máquina e acabar com as sobreposições. Além de ministérios, serão extintas secretarias com o cuidado de não perder eficácia.


– A minha meta não pode ser irracional.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians