8459 visitas - Fonte: Folha
Uma ala da equipe do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) defende que, entre as primeiras medidas de seu eventual governo, esteja o reajuste dos benefícios do programa Bolsa Família.
O peemedebista disse, por meio de interlocutores, que está nos seus planos melhorar os programas sociais, mas que ainda não há uma decisão porque, primeiro, é preciso avaliar se há espaço fiscal no Orçamento deste ano e se é possível fazer remanejamento de despesas.
Temer alega também que, antes, terá de definir seu ministro da Fazenda para analisar com ele a viabilidade do aumento, argumentando que o momento de crise não permite medidas irresponsáveis do ponto de vista fiscal.
Segundo um assessor, a medida não será adotada se envolver um novo aumento de despesa. A única possibilidade de concedê-lo seria cortar despesas de outros projetos para bancar o reajuste. O Bolsa Família teve o último reajuste em 2014.
Outras propostas estão sob a avaliação do vice, entre elas a adoção, no ano que vem, do que tem sido chamado de "Orçamento Base Zero", com o fim praticamente de todas as vinculações de despesas. Com isso, o projeto orçamentário viraria impositivo -ou seja, o que o Congresso aprovar deve ser cumprido.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.