Bolsonaro vai manter presidente da Petrobras escolhido por Temer

Portal Plantão Brasil
17/11/2018 07:52

Bolsonaro vai manter presidente da Petrobras escolhido por Temer

0 0 0 0

2299 visitas - Fonte: Brasil247

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente eleito Jair Bolsonaro animou investidores com a promessa de enxugar e alterar o papel do Estado no maior país da América Latina.







Mas quando o assunto envolve a Petrobras, a abordagem radical pode ser diferente, mantendo o comando da empresa.







Nos últimos dias, a equipe de Bolsonaro disse que o CEO da petroleira, Ivan Monteiro, poderia continuar no cargo —uma rara demonstração de confiança em uma empresa com 37 presidentes em seus 65 anos de história.



Isso, por sua vez, chama a atenção para Monteiro, natural do Estado do Amazonas, que assumiu o controle da empresa depois que seu antecessor demitiu-se repentinamente em junho.



Muitos tomaram Monteiro como um substituto com dias contados, já que o presidente da República, Michel Temer, deixa o cargo em 1º de janeiro.



Investidores, analistas e fontes da companhia disseram à Reuters que Monteiro, que antes era diretor financeiro da Petrobras, tem habilidade tanto para transitar no complicado meio político do Brasil quanto para levar balanços enfraquecidos de volta ao azul.



Essa combinação, aprimorada por décadas no Banco do Brasil, pode ser crucial para a Petrobras, cujas finanças foram impactadas no passado quando governos a utilizaram para objetivos políticos.



O antecessor de Monteiro, o especialista em recuperação de empresas Pedro Parente, traçou uma linha sobre a intromissão política na Petrobras durante seu mandato e, eventualmente, desistiu de seguir no comando quando o governo a atravessou. Em contraste, os colegas de Monteiro dizem que ele pode trabalhar habilmente dentro do sistema.



“Ele conhece bem o mercado financeiro e também conhece Brasília”, disse um alto executivo da Petrobras, que pediu anonimato.



“Além de ser ótimo tecnicamente, ele tem um bom relacionamento com o governo”, acrescentou o executivo. “Isso, eu acho, faz um excelente perfil para um chefe da Petrobras.”



Talvez o mais importante, dizem analistas e investidores, é que Monteiro tenha desempenhado um papel central nos esforços da Petrobras de redução da dívida bruta a 88 bilhões de dólares, o que tem impactado sua capacidade de investir nos novos achados de petróleo offshore do Brasil.



Monteiro conhece os meandros de um ambicioso programa de desinvestimento, bem como acompanha as controversas tratativas com o governo sobre a chamada “cessão onerosa”, que, se resolvida, poderia trazer à empresa uma enorme riqueza financeira.



“Ele está envolvido em todos os desinvestimentos, ele está envolvido na ‘cessão onerosa’”, disse Luiz Carvalho, principal analista de petróleo e gás, petroquímica e agronegócio do UBS na América Latina. “Então, no final do dia, a continuidade de Ivan Monteiro seria positiva.”



No início de novembro, Monteiro disse que ainda não havia sido abordado pela equipe de Bolsonaro para ficar na companhia. Assessores do executivo não o disponibilizaram para uma entrevista.





Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias para compartilhar pró-esquerda e contra Bolsonaro
Clique aqui para entrar em nosso grupo de Telegram

O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians