Professora morre de covid-19 devido a diagnóstico errado feito em UPA. Teve uma semana contaminando alunos, sem saber, antes da morte

Portal Plantão Brasil
4/3/2021 18:52

Professora morre de covid-19 devido a diagnóstico errado feito em UPA. Teve uma semana contaminando alunos, sem saber, antes da morte

0 0 0 0

3198 visitas - Fonte: Revista Fórum

A professora Maria Izabel Roma de Andrade, que lecionava na escola particular Pixote e Evoluir, em Santos, litoral paulista, foi mais uma vítima da Covid-19 e morreu nesta quarta-feira (3), prestes a completar 56 anos. Ela estava internada no Hospital Vitória, na cidade da Baixada Santista, desde o dia 13 de fevereiro.







De acordo com denúncia de amigos, que pediram para não ser identificados, em função do diagnóstico de infecção de garganta e urinária, feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, ela chegou a lecionar alguns dias sem saber que estava infectada com o coronavíruas, o que pode, inclusive, ter feito com que ela contaminasse alunos e outros funcionários da instituição de ensino.



Segundo a denúncia, Tia Bel, como era conhecida na escola, sentiu mal-estar e se dirigiu à UPA. Ao chegar à unidade, recebeu esse diagnóstico.



Com isso, ela trabalhou ainda durante uma semana com os sintomas e sem a escola saber. Amigas a aconselharam a se afastar, mas ela respondeu que não podia, pois já havia um colega de licença por Covid-19.







Uma das amigas de Izabel disse que seria melhor ela procurar atendimento em outra UPA. Como seu estado clínico havia piorado, pois apresentava falta de ar, ela resolveu aceitar a sugestão.



Ao se dirigir à UPA em outro bairro, ela foi imediatamente transferida para o hospital.



Porém, já estava com 50% dos pulmões comprometidos. Foi intubada e seu quadro evoluiu para deficiência renal, sendo necessária diálise.



Após menos de três semanas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Izabel não resistiu.







Posicionamento



A Fórum tentou contato com familiares da professora, mas eles preferiram não se manifestar no momento.



A Fórum procurou, também, a prefeitura de Santos para obter um posicionamento. A resposta foi para procurarmos a Fundação do ABC, organização social responsável pela gestão da UPA Central. O retorno foi o seguinte:



“A Fundação do ABC esclarece que a paciente citada pela reportagem foi atendida na UPA Central de Santos em 11 de fevereiro. Não procede a informação de que ela não teria realizado teste de Covid-19. Pelo contrário! A paciente foi atendida, inclusive, na tenda de Covid-19, onde foi submetida ao exame de Swab Nasofaríngeo para detecção do vírus Sars-Cov-2.







Na ocasião, a paciente apresentou todos os sinais vitais normais e saturação também normal, critérios que não indicavam necessidade de uma eventual internação naquele momento.



Em função da suspeita de Covid-19, a paciente foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar até que o resultado do exame ficasse pronto. Teve alta da UPA Central com atestado médico de 7 dias e recomendação expressa de retornar à unidade caso percebesse qualquer tipo de alteração no quadro de saúde.



A UPA Central de Santos reforça que cumpriu rigorosamente todos os protocolos de saúde preconizados e lamenta que a paciente não tenha resistido ao quadro de Covid-19, cuja infecção foi confirmada justamente pelo exame realizado na UPA e disponibilizado online para acesso de todas as unidades de saúde do município”.







Carta



A escola divulgou uma carta, lamentando a morte de Izabel e se solidarizando com a família, alunos e amigos. “Em uma singela homenagem para honrar seu legado e manter viva sua memória, batizamos o espaço que abriga a nossa horta de ‘Maria Izabel Roma de Andrade – Tia Bel’”, diz trecho da carta.



Veja a íntegra da carta da escola:







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians