2875 visitas - Fonte: -
Circula nas redes sociais a informação que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto cancelando o carnaval e a parada gay em 2019 para reduzir os gastos do Governo, mas tudo não passa de boato.
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2019 e rapidamente se espalhou também em grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, o presidente recém-empossado Jair Bolsonaro teria assinado um decreto cancelando o carnaval e a parada gay no Brasil em 2019.
O presidente teria dito que as contas estão vermelho e, com um decreto, o fim do carnaval e da parada gay:
No começo de janeiro de 2019, o site Folha Brasil News publicou uma notícia afirmando que Bolsonaro “poderá” assinar um decreto proibindo o carnaval e a parada gay. Sem citar nenhuma fonte, o site – que já é conhecido no E-farsas por espalhar inúmeras fake news – ainda coloca uma frase que teria sido dita por Bolsonaro, mesmo a tal frase já circulando pela web desde fevereiro de 2017, quando circulou uma notícia falsa afirmando que o então presidente Michel Temer iria cancelar o carnaval naquele ano!
Mesmo sem apresentar nenhuma fonte, o site Folha Brasil News conseguiu que outros sites copiassem a sua “notícia”, sendo que cada um acrescentou mais um detalhe.
Algumas manchetes davam como certo o cancelamento das festividades.
CONCLUSÃO: A NOTÍCIA É FALSA e se aproveita da homofobia de muitas pessoas, principalmente seus eleitores, para promover o presidente com o cancelamento da Parada Gay. Também se aproveita do fato de que muitos odeiam o Carnaval e não se dão conta de que o turismo paga todo o investimento dos municípios.
Outro ponto: nem a Parada Gay e nem o Carnaval possuem verbas federais. São verbas dos municípios, portanto Bolsonaro não pode cancelar nem se for burro e quiser jogar o dinheiro do turismo no lixo.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.