521 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O chamado "índice de miséria", que mede o nível de desconforto econômico das famílias, atingiu a marca mais baixa da história desde o início da série, em julho de 2000. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o indicador calculado pela 4intelligence chegou a 9,98%, uma queda expressiva em relação ao pico de 32,26% registrado em maio de 2003. A melhora, segundo análise publicada pelo Valor International, é resultado direto da redução do desemprego e do controle da inflação conquistados nos últimos anos.
O economista Bruno Imaizumi, da 4intelligence, destacou que um cenário econômico favorável costuma beneficiar quem está no cargo. O dado reforça uma sequência de conquistas sociais anunciadas recentemente: em julho, a ONU confirmou que o Brasil saiu do Mapa da Fome; na semana passada, o Ipea divulgou o menor nível de desigualdade de toda a série histórica; e novos dados do IBGE revelaram que mais de 8 milhões de pessoas saíram da pobreza. Em suas redes sociais, o presidente Lula celebrou os números, afirmando que são "resultados que se complementam e mostram que o Brasil vive uma nova realidade, com mais oportunidades, melhora da renda e redução da desigualdade".
Lula ressaltou que os indicadores apontam a direção correta de se governar: "do lado do povo brasileiro". A queda expressiva do índice, que chegou a superar 32% no passado, simboliza uma mudança profunda na percepção de segurança econômica da população e consolida os avanços sociais como um dos pilares centrais da atual gestão federal.
Com informações do Valor International
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.