Vídeos: Um breve relato do golpe que derrubou João Goulart. "Os homens passam e o Brasil fica"

Portal Plantão Brasil
31/3/2021 14:26

Vídeos: Um breve relato do golpe que derrubou João Goulart. "Os homens passam e o Brasil fica"

0 0 0 0

1247 visitas - Fonte: Vi o Mundo

O general Amaury Kruel era comandante do II Exército em São Paulo, figura chave para o equilíbrio de forças entre os militares depois que o golpe de 64 foi desencadeado.





A testemunha: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.





Forças do Sul poderiam seguir em direção à capital federal, então o Rio de Janeiro, para tentar esmagar o golpe, que tinha começado com o deslocamento de tropas de Minas Gerais em direção ao Rio.







Mas, no caminho de tropas gaúchas, poderiam se postar as leais ao general Kruel, que sempre havia se apresentado como aliado de Goulart.



Porém, Kruel mudou de posição de última hora e apoiou a quartelada.



O coronel reformado Erimá Pinheiro Moreira contou que foi testemunha de uma cena de corrupção: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outros três homens levaram seis malas de dinheiro para Kruel, antes dele mudar de ideia.







Ele fez a acusação na Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.



Abaixo, duas outras reportagens sobre a quartelada que prendeu, cassou, censurou, fechou o Congresso, torturou, desapareceu e matou oponentes.





Calados: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.







Inimigo: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians