Presidente registrou o encontro com Anne Hidalgo, que em 2020 lhe concedeu o título de cidadão honorário de Paris.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (23) com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na capital francesa. Nas redes sociais, Lula publicou uma foto em que aparece com a ex-presidente Dilma Rousseff e a prefeita Anne Hidalgo e lembrou que Paris irá sediar os jogos olímpicos de 2024.
A prefeita parisiense também divulgou o encontro com Lula. "Bem-vindo a Paris @LulaOficial! Cidadão honorário, você está em casa aqui. Que prazer encontrá-lo e discutir os desafios que nossas democracias devem enfrentar para salvar o planeta e combater o populismo. Tudo está interligado, contamos com você", afirmou Anne Hildalgo.
Em março de 2020, Lula recebeu das mãos da prefeita parisiense o título de cidadão honorário da capital francesa. A honraria havia sido concedida pelo Conselho de Paris (equivalente a uma Câmara de Vereadores) quando ele ainda estava preso em Curitiba.
Também nesta sexta-feira, o presidente Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, e cobrou que os acordos comerciais passem a ser mais justos. “Não é possível que tenhamos uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo ameaça a um parceiro estratégico. Como é que a gente vai resolver isso?”, questionou Lula, sentado ao lado do anfitrião do evento, o presidente francês Emmanuel Macron.
Em seu discurso, Lula se referiu à construção da UE como patrimônio democrático da humanidade. “Depois de duas guerras mundiais, vocês conseguirem construir a União Europeia, conseguirem fazer um Parlamento, conseguirem viver com divergência, mas discutindo as coisas democraticamente. É uma coisa que eu quero para a América do Sul”.
Hoje me reencontrei com a amiga e prefeita de Paris, @Anne_Hidalgo, cidade que irá sediar as Olimpíadas do ano que vem.
Bienvenue à Paris @LulaOficial ! Citoyen d'honneur, tu es ici chez toi. Quel plaisir de te retrouver et évoquer les défis que doivent relever nos démocraties pour sauver la planète et contrer les populismes. Tout est lié, nous comptons sur toi. ???????? pic.twitter.com/ZdlYF8WWjW
Paris: Lula é aclamado por 20 mil pessoas ao falar sobre a Amazônia em frente à Torre Eiffel
“A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo pertence a toda a humanidade, por isso faremos todos os esforços para manter a floresta em pé”, disse Lula, pedindo a contribuição dos países desenvolvidos – “os maiores poluidores” – para alcançar a meta.
Lula bateu na tecla de que a Amazônia, cujo território abrange áreas de oito países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, com 400 povos indígenas que falam 300 idiomas. "A região representa 6% da superfície total da Terra e tem o rio mais caudaloso do planeta, com 10% das espécies de plantas e animais do mundo."
O presidente lembrou ao público do evento que 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra 27% da média mundial, e que 50% da energia consumida no Brasil é renovável, contra 15% no mundo.
O discurso do presidente brasileiro no evento Power our Planet foi precedido de intervenções da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, do presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e do presidente do Quênia, William Ruto. Lula focou o seu discurso de cerca de 5 minutos, com tradução consecutiva para o inglês, na biodiversidade da Amazônia e nos recursos renováveis do Brasil e terminou convocando a plateia, formada majoritariamente por jovens, a visitarem a Amazônia, anunciando a COP 30, que deve acontecer em 2025 no Pará.
Após o discurso, ouviu-se o coro “Olê, olê, olá, Lula, Lula”. Na multidão, via-se também uma bandeira do Brasil segurada por uma mulher.
O Power our Planet reúne ativistas climáticos, líderes mundiais, mas também artistas de prestígio, incluindo Lenny Kravitz, Billie Eilish, Joé Dwèt Filé, H.E.R e Jon Batiste.
Promovido pela organização internacional ambientalista, o evento em Paris tem o objetivo de convocar os líderes mundiais, bem como o setor privado, a "se comprometer com a luta contra a crise climática e dar aos países em desenvolvimento acesso ao financiamento de que precisam urgentemente ".
Lula chegou a Paris no início da tarde desta quinta-feira para participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, organizada pelo presidente francês Emmanuel Macron, na qual estão sendo discutidas reformas nas instituições financeiras multilaterais, com o objetivo de responder de forma mais justa e solidária aos desafios da transição climática nos países em desenvolvimento.
Após ter almoçado com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, e ter participado de uma série de encontros bilaterais - com os presidentes da África do Sul e Cuba, o primeiro-ministro do Haiti e o presidente da COP 28 nos Emirados Árabes Unidos -, Lula se dirigiu ao Champs de Mars, em frente à Torre Eiffel, onde está acontecendo um evento paralelo à Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, dedicado ao meio ambiente e à luta contra as mudanças climáticas.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.