Presidente Milei encerra agência de notícias Télam e causa onda de protestos e demissões

Portal Plantão Brasil
4/3/2024 18:22

Presidente Milei encerra agência de notícias Télam e causa onda de protestos e demissões

0 0 0 0

368 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, tomou a controversa decisão de desativar a agência pública de notícias Télam, ação que incluiu o desligamento de todos os seus funcionários e a remoção do site da agência da internet. Esta medida drástica foi executada com o apoio da força policial, que cercou as instalações da estatal, causando protestos por parte dos empregados e sindicatos. Os trabalhadores da Télam foram abruptamente informados sobre suas demissões através de um e-mail recebido na madrugada de segunda-feira (4), intensificando a tensão e a incerteza sobre o futuro da liberdade de imprensa no país.

Durante um discurso no Congresso argentino, Milei já havia expressado sua intenção de fechar a agência, alegando que ela vinha sendo usada como ferramenta de propaganda kirchnerista nas últimas décadas. A decisão final de encerrar as atividades da Télam foi justificada pelo porta-voz do governo, Manuel Adorni, como uma medida para conter supostos prejuízos, enquanto a presença policial massiva e as barreiras de metal foram descritas como medidas preventivas contra possíveis invasões.



A Télam, que contava com 700 empregados e uma extensa rede de correspondentes em todas as províncias argentinas, agora enfrenta um futuro incerto. Esta não é a primeira vez que a agência passa por uma redução drástica de pessoal; em 2018, sob a administração de Mauricio Macri, 357 funcionários foram demitidos, embora essa decisão tenha sido posteriormente revertida pela Justiça.

Sindicatos e organizações de trabalhadores, incluindo a Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (Fatpren), manifestaram seu apoio aos empregados afetados, prometendo buscar todas as medidas legais, sindicais e políticas necessárias para defender não apenas o papel social vital da Télam na democracia argentina, mas também as fontes de trabalho de seus funcionários.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians