770 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a atuação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira (18). Lula expressou sua insatisfação com a manutenção da taxa de juros em níveis elevados e ironizou o recente encontro entre Campos Neto e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, insinuando que o economista estaria se lançando como candidato a ministro da Fazenda em um eventual governo bolsonarista.
Lula comparou Campos Neto ao ex-juiz Sergio Moro, que após liderar a operação Lava-Jato aceitou o cargo de ministro da Justiça no governo Bolsonaro, questionando se Campos Neto estaria disposto a seguir o mesmo caminho de envolvimento político. "Não é que ele encontrou com o Tarcísio em uma festa. A festa foi para ele, foi uma homenagem que o governo de São Paulo fez para ele, certamente porque o governador de São Paulo está achando maravilhosa a taxa de juros de 10,50%. Quando ele se auto lança para um cargo, eu fico imaginando, a gente vai repetir um Moro? O presidente do BC está disposto a fazer o mesmo papel que o Moro fez? Um paladino da Justiça, com rabo preso a compromissos políticos?", declarou Lula.
O presidente ainda ressaltou a necessidade de o presidente do Banco Central ser uma figura séria e responsável, imune aos nervosismos do mercado, e comprometido com o interesse de todos os brasileiros. "Então o presidente do BC precisa ser uma figura séria, responsável e ele tem que ser imune aos nervosismos momentâneos do mercado", completou Lula, destacando que a atuação de Campos Neto parece ser mais alinhada a interesses políticos do que ao desenvolvimento do país.
A gestão ideológica de Campos Neto no Banco Central compromete o crescimento econômico no país, pois nos deixa reféns do mercado financeiro. O BC está privatizado com suas altas taxas de juros, já que possui um representante do mercado financeiro sem compromisso com o crescimento… pic.twitter.com/v1TVdWCw23
— José Guimarães (@guimaraes13PT) June 18, 2024