1989 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta sexta-feira (26), a esperança de que o sucessor de Papa Francisco na liderança da Igreja Católica mantenha os mesmos compromissos sociais que marcaram o pontificado do argentino. Após o funeral realizado na Basílica de São Pedro, Lula destacou o "apreço muito grande" que nutre pelo papa falecido, a quem classificou como o "líder religioso mais importante" do século 21 até agora.
"Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração, os mesmos compromissos religiosos e o mesmo combate à desigualdade que Francisco demonstrou", declarou Lula, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil. O presidente e Francisco mantinham uma relação próxima, inclusive com trocas de cartas nos anos em que Lula esteve preso.
O mandatário brasileiro também comentou sobre o breve encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, ocorrido antes da missa de exéquias. Lula afirmou não saber o conteúdo da conversa, mas reforçou a importância de negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia, criticando a falta de esforços internacionais pela paz.
Segundo Lula, o Brasil "continua teimando" para estimular o diálogo entre Rússia e Ucrânia, assim como para denunciar a violência de Israel contra a Faixa de Gaza. O presidente ressaltou que, apesar de Trump ter participado do funeral, não teve contato direto com ele durante a cerimônia.
O funeral de Francisco reuniu cerca de 200 mil pessoas no Vaticano, em uma das maiores cerimônias já realizadas em homenagem a um pontífice. Lula destacou que sua presença foi "uma dívida paga a um homem que prestou serviços à humanidade".
Com informações da ANSA
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.