1359 visitas - Fonte: Plantãobrasil
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (28) que o diagnóstico da autoridade monetária sobre a política econômica brasileira e internacional permanece atual e acertado. Durante evento do J. Safra Macro Day, em São Paulo, Galípolo destacou que a comunicação do Comitê de Política Monetária (Copom) foi precisa ao abordar riscos como inflação elevada e incertezas econômicas.
Galípolo ressaltou que o Copom foi eficaz especialmente ao tratar de três pontos: a inflação acima da meta, a defasagem dos efeitos da política monetária passada e o aumento das incertezas, fatores que exigem mais flexibilidade e prudência. O dirigente considerou a última ata e o comunicado de março do BC como exemplos de clareza e sucesso na comunicação.
O presidente do Banco Central reafirmou que, mesmo após cerca de 40 dias, as avaliações feitas no início do ano continuam válidas. Ele reforçou a necessidade de manter uma postura cautelosa, especialmente frente às instabilidades do cenário econômico global e doméstico.
Segundo Galípolo, o cenário internacional, de onde vem a maior parte dos fluxos financeiros para o Brasil, foi bem abordado na última comunicação do Copom, o que fortaleceu a credibilidade da instituição. Ele ainda frisou que, diante da instabilidade prolongada, o equilíbrio entre prudência e flexibilidade é essencial.
Para o presidente do Banco Central, uma comunicação clara e um monitoramento constante dos riscos são fundamentais para garantir a confiança nas ações da instituição, em um momento que exige responsabilidade e sensibilidade diante dos desafios econômicos.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.