1153 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O chanceler Mauro Vieira afirmou nesta segunda-feira (28) que os países do BRICS, sob a liderança do Brasil, estão comprometidos em defender seus interesses econômicos e de segurança legítimos diante da crise global e do avanço do unilateralismo. A declaração foi feita na reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco, no Rio de Janeiro.
Vieira ressaltou que o momento exige mais do que nunca uma atuação conjunta, diante das múltiplas crises globais e regionais, que incluem emergências humanitárias, conflitos armados e a crescente instabilidade política. Para o ministro, essas ameaças corroem os pilares da paz e da segurança internacional, exigindo um compromisso renovado com o multilateralismo.
Durante a abertura do encontro, Mauro Vieira destacou que a recente ampliação do BRICS fortaleceu a capacidade do grupo para enfrentar os desafios mundiais. Agora com onze estados-membros, o bloco representa quase metade da população mundial e traz uma diversidade geográfica e cultural que o coloca em posição estratégica para promover a paz e o desenvolvimento.
O chanceler afirmou que o BRICS é guiado pela crença de que a paz deve ser construída com base na inclusão, no respeito ao direito internacional e na igualdade soberana dos Estados. Vieira sublinhou que o grupo reconhece os interesses estratégicos e econômicos legítimos de cada membro, tanto regional quanto globalmente.
Ao final, Mauro Vieira reforçou que o BRICS aposta na diplomacia em vez do confronto e na cooperação em lugar do unilateralismo, defendendo uma distribuição justa de poder para alcançar a paz, o desenvolvimento e a sustentabilidade no mundo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.