3895 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Seis das principais centrais sindicais brasileiras divulgaram nesta segunda-feira (28) uma carta em defesa de Frei Chico, histórico líder sindical e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nota, assinada pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB, denuncia o uso político de notícias distorcidas sobre fraudes no INSS para atacar o sindicalismo e o governo Lula.
No documento, as entidades expressam “estarrecimento” diante da tentativa de associar injustamente Frei Chico a práticas fraudulentas das quais ele jamais participou. Para as centrais, o sindicalista só se tornou alvo de ataques em função de seu vínculo familiar com o presidente, caracterizando o episódio como “pura politicagem eleitoral” típica da extrema-direita.
As centrais sindicais reafirmaram o compromisso de entidades sérias, como a Contag e o Sindnapi, que foram vítimas de ataques infundados. A nota ainda aponta que o verdadeiro foco das investigações deveria ser as quadrilhas formadas durante os governos Temer e Bolsonaro, responsáveis por esquemas que lesaram aposentados e pensionistas.
O texto destaca a trajetória de luta de Frei Chico, perseguido durante a ditadura militar, e sua importância histórica na formação do movimento sindical brasileiro. Sempre modesto e fiel aos seus ideais, Frei Chico jamais usou sua posição para obter benefícios pessoais, reiteram os líderes sindicais.
A carta encerra com um chamado à sociedade para que rejeite a manipulação da narrativa feita pela extrema-direita e reconheça o verdadeiro lado dos trabalhadores e de seus representantes na luta por justiça social no Brasil.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.