521 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu ampliar ainda mais o modelo falido das escolas cívico-militares em São Paulo. A partir do segundo semestre de 2025, serão implantadas mais 100 unidades desse tipo, mesmo com a comprovação de ineficácia pedagógica e rejeição por parte de especialistas. Ao todo, 302 diretores se disseram interessados na proposta; destes, 132 conseguiram a aprovação em reuniões com a comunidade escolar — e as primeiras 100 serão convertidas já neste ano.
Esse modelo autoritário prevê a atuação de policiais militares da reserva como “educadores” de adolescentes. Esses agentes, sem qualquer formação pedagógica, serão responsáveis por ministrar aulas de ética e política — justamente em um país onde a PM é uma das corporações mais violentas do mundo. Além disso, os mesmos policiais farão a segurança das escolas e controlarão entrada e saída de alunos.
As aulas dadas pelos militares serão classificadas como extracurriculares. O formato das escolas cívico-militares, implementado por bolsonaristas como Tarcísio, foi descontinuado nacionalmente pelo governo Lula, que apontou que essas unidades deturpam o papel constitucional das Forças Armadas e das forças policiais.
Apesar da falta de resultados e das inúmeras críticas da comunidade educacional, Tarcísio insiste em manter e expandir o projeto, usando a educação como instrumento de doutrinação ideológica da extrema direita. A tentativa de mascarar essa medida como “ordem e disciplina” ignora a complexidade da formação cidadã e o papel transformador da educação.
A medida afronta o compromisso com uma escola pública, laica, democrática e de qualidade. Ao invés de investir na valorização de professores e na melhoria da infraestrutura escolar, Tarcísio opta por copiar modelos militarizados fracassados, já rejeitados até mesmo pela gestão federal anterior.
A lista completa das escolas que sofrerão essa transformação autoritária foi divulgada pelo portal UOL e inclui unidades de todas as regiões do estado de São Paulo, incluindo municípios como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Osasco, Guarulhos, entre dezenas de outros.
Confira abaixo as escolas que se tornarão cívico-militares, segundo uma lista publicada pelo portal Uol aqui:
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.