2163 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), denunciou nesta terça-feira (29) uma grave articulação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para apressar a votação da cassação do mandato de Glauber Braga (Psol-RJ). Segundo ele, trata-se de uma manobra política que visa liberar a pauta e garantir o trancamento de uma ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de envolvimento na tentativa de golpe de Estado.
“Pessoal, o que tão armando hoje na CCJ é um absurdo”, declarou Lindbergh nas redes sociais. “Querem votar pela cassação do mandato do Glauber ao mesmo tempo em que buscam impedir que Ramagem responda por seus crimes. Não vamos compactuar com essa injustiça. Vamos lutar até o fim!”, completou.
O recurso de Glauber Braga contra a decisão do Conselho de Ética que aprovou sua cassação será analisado nesta terça. A discussão havia sido iniciada na última semana, mas foi interrompida após um pedido de vista coletivo feito por parlamentares da base do governo com apoio de setores da oposição.
O relator do processo, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), já se posicionou contra o recurso apresentado por Glauber, mantendo o andamento da tentativa de cassação — numa clara tentativa de sacrificar um parlamentar combativo e progressista para abrir caminho a acordos espúrios que favorecem aliados do bolsonarismo.
Nos bastidores, a movimentação é vista como uma operação política para salvar Ramagem, peça-chave na estrutura de espionagem ilegal do governo Bolsonaro e atualmente réu por sua participação nos planos golpistas denunciados no Supremo Tribunal Federal.
Pessoal, o que tão armando hoje na CCJ é um absurdo. Vão votar pela cassação do mandato do @Glauber_Braga ao mesmo tempo em que querem trancar a ação penal do Alexandre Ramagem na tentativa de golpe de Estado. Não vamos compactuar com essa injustiça. Vamos lutar até o fim!…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 29, 2025