O perfil oficial do Wikileaks divulgou nesta terça-feira (29) imagens do encontro histórico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jornalista australiano Julian Assange, fundador da organização, realizado em Roma na última sexta-feira (25). O Wikileaks classificou Lula e Assange como “dois ex-presos políticos” e compartilhou uma mensagem de gratidão de Assange ao presidente brasileiro.
Two former political prisoners meet in Rome: Julian Assange met with President @LulaOficial to thank him personally for enabling his wife Stella's audience with Pope Francis (in 2023) and for the President's supportive statements during his imprisonment. Alegria de sermos livres… https://t.co/xV3QOohENApic.twitter.com/ingS3xTDhf
Durante sua viagem à Itália para participar do funeral do Papa Francisco, Lula encontrou Assange, em uma reunião que, embora não constasse na agenda oficial, foi posteriormente divulgada. Lula destacou o engajamento do Papa em favor da liberdade de expressão e afirmou que o apoio do pontífice à família de Assange, em 2023, impulsionou ainda mais a campanha pela libertação do jornalista.
Em sua publicação, Lula comemorou a boa saúde de Assange e exaltou sua importância na luta pelos direitos humanos e pela liberdade de imprensa. Para o presidente brasileiro, Assange é um símbolo global da resistência contra as arbitrariedades dos poderosos e um exemplo para todos que defendem a democracia verdadeira.
Recebi na última sexta-feira (25/4), em Roma, o jornalista e programador Julian Assange. Comentamos sobre o engajamento do Papa Francisco em favor da causa da liberdade de expressão e de defesa da democracia. Foi a partir da audiência concedida pelo Papa à esposa e aos filhos de… pic.twitter.com/HUlrihE9XL
A relação de solidariedade mútua entre Lula e Assange remonta a 2010, quando o Wikileaks revelou crimes de guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque. Desde então, Lula sempre defendeu Assange em fóruns internacionais, enquanto o jornalista manifestou apoio a Lula durante sua prisão injusta em 2018, denunciando a perseguição política sofrida pelo líder progressista.
O Papa Francisco também teve papel decisivo na mobilização internacional em favor de Assange, recebendo sua esposa e filhos no Vaticano e reforçando a defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos — bandeiras que também sempre nortearam o mandato de Lula e sua luta histórica.
O encontro entre Lula e Assange, durante um momento tão simbólico como a despedida ao Papa Francisco, reafirma o compromisso do presidente brasileiro com a liberdade de imprensa, a democracia e a justiça social, colocando o Brasil novamente na vanguarda da defesa dos direitos fundamentais.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.