Servidor de Taubaté (SP) denuncia assédio, perseguição e “cura gay” antes de aposentadoria forçada

Portal Plantão Brasil
30/4/2025 11:26

Servidor de Taubaté (SP) denuncia assédio, perseguição e “cura gay” antes de aposentadoria forçada

0 0 0 0

348 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Nilton Francisco Pereira dos Santos Silva, servidor público de Taubaté (SP), de 47 anos, está lutando contra uma aposentadoria compulsória forçada após uma avaliação médica de apenas seis minutos. Contratado como orientador social desde 2018, Nilton denuncia uma série de perseguições e práticas discriminatórias dentro da prefeitura, culminando em sua exclusão do serviço público por meio de um laudo médico relâmpago de apenas 6 minutos.

Segundo o servidor, sua trajetória foi marcada por assédio moral, isolamento institucional e até episódios de violência simbólica e preconceito, como quando uma chefia chegou a sugerir que ele se submetesse a um tratamento de “cura gay”. Nilton também foi vítima de um ato abusivo de um usuário do serviço, que esfregou as partes íntimas em seu ombro — e, ao invés de receber apoio, ele foi responsabilizado pelo ocorrido.

Em 2023, Nilton passou por dois exames médicos que o declararam apto ao serviço. Ainda assim, foi afastado sem justificativa, e, ao retornar, foi alocado em espaços insalubres e abandonados, com tarefas alheias ao seu cargo. Contratado como Orientador Social, era obrigado a exercer funções de limpeza. Tudo isso teria sido parte de uma estratégia para forçá-lo a pedir exoneração ou justificar sua remoção definitiva.

Apesar de recorrer ao Ministério Público, à Câmara de Vereadores e ao sindicato dos servidores, nenhum órgão agiu concretamente. A promotoria se omitiu por “falta de provas” e a Câmara sequer recebeu denúncia formal. Agora, com a aposentadoria compulsória concretizada, Nilton denuncia que foi impedido de seguir sua carreira: “Nem na iniciativa privada consigo mais”.

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou suspender a decisão da aposentadoria, afirmando que apenas uma nova perícia médica poderia reverter o processo. Nilton, no entanto, segue buscando justiça diante da máquina de opressão institucional que o jogou à margem.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians