Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o extremista Paulo Figueiredo, neto do último ditador do Brasil, voltaram a utilizar as redes sociais para instigar bolsonaristas radicais com falsas promessas de que Donald Trump estaria prestes a sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Repetindo a retórica farsesca dos acampamentos golpistas de 2022, os dois publicaram mensagens vagas e misteriosas, como a famigerada "mais 72 horas", usada para enganar seguidores que pediam intervenção militar.
Nos stories do Instagram, Figueiredo declarou que "nunca estivemos tão perto" de uma suposta ação contra Moraes, mas reconheceu que "não pode garantir" que ela ocorrerá. Disse ter se reunido com o Departamento de Estado dos EUA, mas, sem apresentar provas, apenas transmitiu promessas genéricas de “otimismo”. Questionado sobre a chance real de algo acontecer, lançou o número de "70%", claramente sem embasamento.
"O que eu posso dizer para você é que a gente nunca esteve tão perto. Eu não posso dizer quando e nem garantir que vão acontecer", disse Figueiredo. Eduardo publicou foto dos jardins da Casa Brancahttps://t.co/mFmewjqviw
Eduardo Bolsonaro seguiu o mesmo roteiro de desinformação e teatralidade. Publicou uma imagem enigmática do jardim da Casa Branca, sem legenda, apostando mais uma vez no jogo simbólico para inflamar os seguidores, assim como já fazia durante os atos golpistas. A prática é velha conhecida: manter a militância mobilizada com ilusões e ameaças vazias.
A dupla, sem qualquer respaldo institucional, volta a atacar as instituições democráticas do país com desinformação, alimentando a radicalização política que quase levou o Brasil a uma ruptura institucional em 8 de janeiro de 2023. A retórica irresponsável visa manter viva a narrativa do "sistema contra o povo", mesmo com Bolsonaro inelegível e seu grupo cada vez mais enfraquecido.
É evidente que tanto Eduardo quanto Figueiredo seguem apostando em métodos perigosos de manipulação digital, reforçando o golpismo como estratégia política. Não se trata de crítica legítima, mas de sabotagem contra a democracia e as instituições republicanas do país.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.