4872 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Diante do circo montado pela oposição bolsonarista no Congresso Nacional, os presidentes da Câmara e do Senado decidiram agir para tentar conter a baderna que paralisou os trabalhos legislativos. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) convocaram uma reunião emergencial com líderes partidários para esta quarta-feira (6), com o objetivo de retomar a normalidade institucional e barrar os ataques orquestrados contra o Supremo Tribunal Federal.
Na terça (5), deputados e senadores da extrema direita protagonizaram mais um espetáculo golpista ao ocuparem as mesas diretoras da Câmara e do Senado. Com esparadrapos na boca e cartazes vitimizando Jair Bolsonaro — preso em casa por ordem do STF —, os parlamentares protestaram contra o Judiciário e ameaçaram obstruir votações. Entre as pautas exigidas: anistia para golpistas do 8 de janeiro e impeachment de Alexandre de Moraes, como se fossem eles os injustiçados.
A resposta institucional veio poucas horas depois. Em nota firme, Davi Alcolumbre classificou a ação como "inusitada e alheia aos princípios democráticos", afirmando que a ocupação das mesas foi um "exercício arbitrário das próprias razões". O senador ainda apelou ao bom senso e à retomada do trabalho legislativo com respeito às instituições.
Hugo Motta, por sua vez, informou pelas redes sociais que acompanhava a crise mesmo estando na Paraíba. Ele cancelou a sessão do dia e antecipou a reunião com os líderes da Câmara para quarta-feira, antes prevista para quinta, deixando claro que a pauta será definida com base no diálogo e no respeito entre os poderes — e não sob pressão golpista.
A mobilização da extrema direita expõe o desespero bolsonarista diante do cerco da Justiça, mas não parece sensibilizar o centro político, que prioriza temas econômicos e reformas estruturais propostas pelo governo Lula. A tentativa de chantagear o Congresso em troca de impunidade tende a isolar ainda mais o grupo radical, que insiste em flertar com a ruptura institucional.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.