Alckmin lidera missão de 90 empresas ao México em resposta às tarifas de Trump

Portal Plantão Brasil
17/8/2025 15:51

Alckmin lidera missão de 90 empresas ao México em resposta às tarifas de Trump

0 0 0 0

3496 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin liderará na próxima semana uma expressiva missão comercial ao México com 90 empresas brasileiras, na primeira resposta concreta do governo Lula às tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos nacionais. A iniciativa, organizada em tempo recorde pela ApexBrasil, Itamaraty e MDIC, reflete a urgência em diversificar mercados diante das barreiras comerciais norte-americanas.

A delegação, que visitará o México entre 26 e 28 de agosto, incluirá seminários empresariais e visitas técnicas a setores estratégicos como alimentos, tecnologia e energia. O interesse superou expectativas - as vagas para empresas se esgotaram em apenas três dias, sinalizando o impacto imediato do tarifaço no setor produtivo brasileiro.

México consolida-se como alternativa
Os números justificam o entusiasmo:

Comércio bilateral atingiu US$ 12 bilhões em 2024
Exportações de carne bovina cresceram 800% em um ano
16 mil toneladas embarcadas no 1° semestre de 2025


O movimento não é apenas comercial. Em julho, Lula e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum alinharam agendas por telefone, defendendo maior integração regional diante das "incertezas globais". Agora, além de buscar novos contratos, o governo pretende retomar negociações para ampliar um acordo comercial bilateral que está parado há anos.

Para Alckmin, a missão simboliza a estratégia brasileira de não depender de um único mercado. "Enquanto alguns fecham portas, nós estamos abrindo novas rotas comerciais com nossos vizinhos", afirmou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com informações do UOL

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians