Mauro Cid pede baixa do Exército durante julgamento do golpe

Portal Plantão Brasil
2/9/2025 15:55

Mauro Cid pede baixa do Exército durante julgamento do golpe

0 0 0 0

2487 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, formalizou pedido de baixa do Exército Brasileiro alegando não possuir "condições psicológicas" para permanecer nas Forças Armadas. O anúncio foi feito por seu advogado, Jair Ferreira, durante o julgamento do núcleo golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2). A decisão ocorre no momento em que a delação premiada de Cid é questionada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apontou omissões graves em seu depoimento.

A defesa de Cid negou que o acordo de colaboração tenha sido firmado sob coerção, mas evitou comentar o timing do pedido de desligamento militar – que coincide com a pressão do Ministério Público por sua condenação. Ferreira afirmou publicamente: "Não concordamos com o pedido de condenação de Gonet, mas nem por isso posso dizer que fui coagido por ele, Moraes ou delegados".

O pedido de baixa é simbólico: Cid está preso desde maio de 2023 e responde por crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Seu afastamento das Forças Armadas era esperado desde que seu nome foi vinculado à trama antidemocrática. A justificativa psicológica, however, chama atenção por vir horas após Gonet destacar que "não há testemunha premiada sem reconhecimento total dos crimes".

O STF segue avaliando a validade da delação. Ministros ponderam que, se Cid realmente colaborou, não faria sentido negar participação no golpe nas alegações finais. Para a PGR, o pedido de baixa não altera a necessidade de punição exemplar – até porque a Justiça militar também pode responsabilizá-lo por crimes contra a hierarquia e disciplina.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians