730 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma presença de destaque na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, entre os dias 22 e 24 de setembro de 2025. Mantendo a tradição iniciada em 1955, o Brasil abrirá o Debate Geral, e Lula fará seu discurso no dia 23, logo após as falas do secretário-geral António Guterres e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.
A agenda do presidente começa já no dia 22, com participação na Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina, convocada por França e Arábia Saudita. O Itamaraty destacou que o Brasil atuará para ampliar o reconhecimento internacional do Estado Palestino. “A paz só será possível com condições de igualdade, o que passa pelo reconhecimento pleno da Palestina como Estado”, afirmou Marcelo Marotta Viegas, diretor do Departamento de Organismos Internacionais do MRE.
No dia 24, Lula dividirá a presidência do evento “Em Defesa da Democracia” com Gabriel Boric (Chile) e Pedro Sánchez (Espanha). A iniciativa reunirá líderes mundiais em torno da defesa do multilateralismo e do Estado de Direito, em um momento em que o avanço da extrema direita e do discurso de ódio colocam em risco instituições democráticas em vários países.
Outro eixo central será a agenda climática. Em 23 de setembro, Lula estará ao lado de Guterres em encontro de alto nível sobre ação climática, que servirá de preparação para a COP30, em Belém (PA). O Brasil apresentará como vitrine internacional o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), instrumento de financiamento permanente para a preservação das florestas.
Segundo o Itamaraty, o país pretende usar sua liderança ambiental para contrapor o ceticismo crescente em relação ao multilateralismo. “Estamos celebrando 30 anos da Convenção do Clima e 10 anos do Acordo de Paris, mas o mundo vive tensões que desafiam respostas conjuntas. O Brasil quer mostrar que a cooperação é o único caminho”, afirmou Mário Gustavo Mottin, chefe da Divisão de Ação Climática.
Com o tema “Melhor juntos: 80 anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, a Assembleia Geral da ONU celebrará o papel da organização como pilar de cooperação global. Além de Lula, a delegação brasileira, liderada pelo chanceler Mauro Vieira, terá compromissos sobre reforma do Conselho de Segurança, segurança alimentar, paz e desenvolvimento sustentável, reforçando a relevância histórica do Brasil no palco internacional.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.