1989 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (16) que os Estados Unidos já liberaram parte dos vistos solicitados pela delegação brasileira que participará da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na próxima semana. A declaração ocorre em meio a um aumento das tensões diplomáticas entre os dois países.
Segundo Vieira, Washington tem a obrigação, como país-sede da ONU, de garantir a emissão dos documentos necessários. A liberação parcial foi confirmada um dia depois de representantes do Itamaraty e da própria ONU manifestarem estranheza com o atraso.
Na segunda-feira (15), o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, Marcelo Marotta Viegas, havia alertado que a negativa de vistos configuraria uma “violação legal”. Ainda assim, mostrou confiança em que o impasse seria resolvido a tempo da Assembleia Geral.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem presença confirmada no encontro internacional, onde fará o tradicional discurso de abertura. A demora na emissão dos vistos coincidiu com o agravamento da crise diplomática entre Brasília e Washington, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, declarou que os EUA adotarão “medidas adicionais” contra o Brasil, sem detalhar quais. Além disso, o governo Trump impôs tarifas de 50% sobre parte dos produtos importados do país e revogou os vistos da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, bem como do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.