775 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), destacou nesta quarta-feira (17) a conquista histórica de 437 novos mercados internacionais abertos ao agronegócio brasileiro desde 2023, fruto da política externa ativa do governo Lula. A fala ocorreu durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Segundo os dados apresentados, o Brasil ampliou sua presença em 72 destinos, consolidando-se como potência agroexportadora. Entre os avanços mais recentes está a autorização para exportação de sebo bovino a Singapura, destinado ao setor industrial e de biocombustíveis.
Fávaro afirmou que a expansão comercial é resultado da articulação entre o Ministério da Agricultura, o Itamaraty e a diplomacia presidencial. “O Brasil está exercendo sua vocação, verticalizando a produção, gerando emprego e renda aqui dentro. Vejo o país cumprindo seu papel geopolítico de forma eficiente, garantindo a soberania e a estabilidade brasileira e dos países amigos que fazem negócio conosco”, disse.
O ministro também explicou o Plano Brasil Soberano, lançado pelo governo para enfrentar as tarifas unilaterais de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras. O programa destina R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito subsidiado, amplia a restituição de tributos pelo Reintegra, prorroga benefícios fiscais para exportadores e reforça as compras públicas de alimentos.
Essas medidas, somadas à diversificação de mercados, ajudaram a reduzir os impactos do chamado “tarifaço”. Fávaro ressaltou que produtos estratégicos, como suco de laranja, celulose e cacau, foram retirados da lista tarifária após negociações diplomáticas. “O diálogo está acontecendo e produtos importantes saíram do ‘tarifaço’”, reforçou.
O ministro reiterou que o governo seguirá acompanhando de perto empresas e produtores afetados pelas tarifas. “Estamos abertos a dialogar com empresas, indústrias, comércio e agropecuária. O governo estará sempre ao lado, estendendo a mão para minimizar impactos e incentivar a competitividade”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.