PF apura se líder do União Brasil, Antônio Rueda, é dono oculto de jatos usados por aliados do PCC

Portal Plantão Brasil
18/9/2025 11:27

PF apura se líder do União Brasil, Antônio Rueda, é dono oculto de jatos usados por aliados do PCC

0 0 0 0

4011 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, entrou na mira das autoridades como alvo das investigações da operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto de 2025 pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal. A ofensiva busca desmantelar a infiltração do PCC nos setores financeiro e de combustíveis, revelando um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

As apurações indicam que Rueda seria proprietário oculto de jatos executivos registrados em nome de terceiros e fundos de investimento. As aeronaves são operadas pela empresa Táxi Aéreo Piracicaba, utilizada também por investigados centrais como Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”, e Mohamad Hussein Mourad, o “Primo”, dono da refinaria Copape, ambos figuras já conhecidas no submundo criminoso.

Entre as aeronaves apontadas está o Cessna 560XL (PR-LPG), registrado pela Magik Aviation, vinculada à Bariloche Participações S.A., empresa de mineração controlada por Haroldo Augusto Filho e Valdoir Slapak. Esses empresários já haviam sido alvos da operação Sisamnes, em 2024, que investigou a venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Bariloche e seus vínculos levantam ainda mais suspeitas porque contam com aportes de fundos ligados à gestora Genial, como o Viena, citado por reunir características de “fundo caixa-preta”, usado para ocultar patrimônio. Ambos aparecem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sem auditoria independente por ausência de documentação exigida, um indício grave de irregularidade.

As investigações também mencionam outras aeronaves: um Cessna 525A, um Raytheon R390 e um Gulfstream G200, este último avaliado em quase R$ 100 milhões. Nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), um dos jatos consta em nome de um dirigente do Republicanos no Ceará, reforçando a ligação do esquema com setores políticos.

A operação Carbono Oculto apura movimentações superiores a R$ 50 bilhões em postos de combustíveis entre 2020 e 2024. O esquema envolvia desde a importação de insumos até a distribuição, utilizando fundos e fintechs como engrenagem para lavar o dinheiro do crime organizado.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians