A União Europeia anunciou nesta quarta-feira (17) a suspensão parcial do apoio financeiro e comercial a Israel, em reação ao agravamento da crise humanitária em Gaza. A decisão foi comunicada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que ressaltou a urgência de medidas diante da tragédia.
Segundo o comunicado oficial, a suspensão afeta dotações previstas para o período de 2025 a 2027 e projetos de cooperação institucional já em andamento. Além disso, o pacote prevê sanções contra ministros israelenses de extrema-direita e colonos acusados de promover violência na Cisjordânia.
The recommendations of the college of Commissioners led by President von der Leyen are morally and politically distorted, and it is to be hoped that they will not be adopted as has been the case so far. Moves against Israel will harm Europe’s own interests. Israel will continue…
Von der Leyen declarou que “os horríveis acontecimentos que ocorrem diariamente em Gaza devem cessar” e defendeu um cessar-fogo imediato, acesso irrestrito à ajuda humanitária e a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas. Ela reforçou que a União Europeia permanece como “o maior doador de ajuda humanitária e defensora da solução de dois Estados”.
Na prática, Israel perde o acesso preferencial ao mercado europeu garantido por acordos prévios. A partir de agora, produtos israelenses passarão a ser tributados como os de qualquer país sem acordo de livre comércio com o bloco.
A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, já havia antecipado a medida, lembrando que o comércio entre União Europeia e Israel somou 42,6 bilhões de dólares em 2024, dos quais 37% se beneficiaram de tarifas reduzidas. Ela destacou: “não há solução militar para o conflito, caso contrário, ela já teria sido alcançada”.
O governo israelense reagiu com hostilidade. O ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, afirmou que as medidas “não ficarão sem resposta” e insinuou que Israel pode adotar retaliações contra o bloco europeu.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.