OMS declara SUS "modelo para o mundo" e Lula reafirma compromisso

Portal Plantão Brasil
21/9/2025 13:04

OMS declara SUS "modelo para o mundo" e Lula reafirma compromisso

0 0 0 0

2202 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em um reconhecimento histórico, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) declarando-o um modelo global de acesso universal à saúde. Em publicação nas redes sociais, Tedros destacou que o sistema brasileiro "oferece há décadas acesso a uma ampla gama de serviços para todos" e demonstra como, através da tributação, os sistemas de saúde podem ser autossuficientes. O elogio reforça a posição do SUS como o maior sistema público universal do mundo, frequentemente citado como exemplo de sustentabilidade e inclusão por organismos internacionais.

O presidente Lula agradeceu publicamente o reconhecimento, afirmando que o SUS "é fruto da luta do povo brasileiro e um patrimônio que seguiremos fortalecendo". Em sua mensagem, Lula celebrou a resistência do sistema, que sobreviveu a tentativas de desmonte e agora "bate importantes recordes" – referindo-se aos avanços recentes após anos de subfinanciamento e ataques.

Criado pela Constituição de 1988, o SUS garante atendimento gratuito a mais de 200 milhões de brasileiros, da atenção básica a procedimentos de alta complexidade, papel que se tornou ainda mais crucial durante a pandemia de Covid-19. Apesar dos desafios persistentes de financiamento e gestão, o momento é de reafirmação do sistema como uma conquista civilizatória e exemplo para o mundo.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians