O pastor Silas Malafaia perdeu o controle diante da força das manifestações contra a chamada “PEC da Bandidagem” e contra qualquer forma de anistia aos golpistas de 8 de janeiro. Vendo as ruas lotadas em dezenas de capitais, o aliado de Bolsonaro apelou a ataques infantis, acusando a esquerda de “editar fotos” e manipular ângulos de vídeos.
No desespero, o pastor publicou mensagens histéricas nas redes, chamando militantes de “esquerda cretina” e tentando desqualificar o público presente nos atos. Em outro momento, ele chegou a pedir que seus seguidores comparassem imagens para “calar o PT”, mas acabou gerando ainda mais deboche nas redes sociais.
SÓ RINDO MUITO KKKKK°FOTOS FECHADAS, show de artistas para levar gente para rua. Faz como nós fazemos, imagens de cima feita por drone e fotos tiradas de cima, não de paralela a multidão. ESQUERDA CRETINA QUE ENGANA O POVO!
Enquanto Malafaia surtava, a realidade era incontornável: milhões de brasileiros ocuparam as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e dezenas de cidades. Só na Avenida Paulista, o Monitor do Debate Político da USP calculou cerca de 42 mil pessoas, número similar às manifestações bolsonaristas de 7 de setembro. Em Copacabana, uma multidão histórica estendeu bandeiras do Brasil em contraste com o ato bolsonarista que, no mesmo local, ergueu bandeiras dos Estados Unidos.
As manifestações foram marcadas pela presença de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan e Daniela Mercury, reforçando o caráter simbólico da luta contra a extrema direita. Para Caetano, “a PEC da Bandidagem tem que receber da sociedade uma resposta saudável, mostrando que o Brasil não admite impunidade”.
A mobilização se espalhou ainda por Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Natal e Belém, reunindo sindicatos, movimentos sociais e artistas da MPB e do samba. Em Copacabana, o ato reuniu lendas que já haviam sido símbolos de resistência contra a ditadura militar, agora voltando às ruas para enfrentar a ameaça autoritária representada pelo bolsonarismo.
No Senado, o cenário também é desfavorável para a extrema direita. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, já articula com pelo menos 46 senadores contrários à proposta, número suficiente para enterrá-la. O relator na CCJ, Alessandro Vieira (MDB-SE), anunciou que recomendará a rejeição, destacando os enormes prejuízos democráticos que a medida traria.
Vejas as reações contra a publicação fake de Malafaia:
SÓ RINDO MUITO KKKKK°FOTOS FECHADAS, show de artistas para levar gente para rua. Faz como nós fazemos, imagens de cima feita por drone e fotos tiradas de cima, não de paralela a multidão. ESQUERDA CRETINA QUE ENGANA O POVO!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.