2505 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), enviou um recado direto ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acabar com a tentativa de pautar a anistia para envolvidos em ações golpistas. “Seria vergonhoso”, afirmou o petista, em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (22). Lindbergh também demonstrou total apoio à decisão da Procuradoria-Geral da República que denunciou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução judicial, destacando a gravidade das articulações do parlamentar com o governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
O líder petista denunciou a trama internacional, afirmando que “estavam usando uma potência estrangeira para interferir no julgamento do Supremo Tribunal Federal”. A referência é às sanções aplicadas pelos EUA, incluindo tarifas sobre exportações brasileiras e a suspensão de vistos de ministros do STF, medidas interpretadas como retaliação pela condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. O projeto de anistia, que tramita em regime de urgência após aprovação na Câmara no último dia 17, poderia beneficiar diretamente o ex-presidente e outras centenas de condenados pela tentativa de golpe e pelos atos terroristas de 8 de janeiro.
URGENTE! Eduardo Bolsonaro denunciado pela PGR. Será julgado, condenado e preso por coação no curso do processo, por usar uma potência estrangeira para intimidar o Judiciário e livrar seu pai da cadeia! pic.twitter.com/zeIQkdSUcl
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) September 22, 2025