2572 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino manifestou solidariedade ao colega Alexandre de Moraes e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, após a imposição de sanções pelo governo dos Estados Unidos. Em publicação em sua conta oficial no Instagram, Dino classificou a medida como um "absurdo" e uma "injusta punição imposta por governo estrangeiro".
O ministro expressou seu lamento pelo fato de que "séculos de boas relações culturais entre Brasil e Estados Unidos estejam sendo atingidos de modo tão absurdo", em uma clara condenação à decisão da administração Trump.
Em sua declaração, Dino ressaltou a tradicional admiração brasileira pelas instituições jurídicas norte-americanas, especialmente a Suprema Corte, mas fez um apelo para que "essas mesmas instituições saibam iluminar os caminhos de tão importante Nação, consoante o Direito Internacional, em direção ao respeito à nossa soberania e às famílias brasileiras".
A sanção, anunciada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA, estende a aplicação da Lei Magnitsky à esposa do ministro Moraes e a um instituto vinculado à sua família, em mais um capítulo da escalada de tensões diplomáticas entre os dois países.