2588 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o responsável por abrir o Debate Geral da 80ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), em Nova York. Desde 1955, o Brasil ocupa a posição de inaugurar os discursos entre os 193 países-membros, reafirmando seu papel histórico de liderança no cenário internacional.
O evento terá início às 10h, com falas iniciais do secretário-geral Antonio Guterres e da presidente da Assembleia Geral, Annalena Baerbock. Em seguida, Lula dará o tom dos debates antes do discurso do presidente americano Donald Trump, que falará como representante do país-sede. A fala do petista poderá ser acompanhada pelo canal DCM TV, no YouTube.
Com o lema “Melhor juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos”, a Assembleia Geral pretende reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reativar a cooperação internacional diante das crises que afetam o planeta. Lula deve usar a tribuna para destacar a necessidade de uma nova governança global, mais democrática e menos submissa ao jogo de poder de Washington.
Entre os pontos centrais do discurso estarão a defesa do multilateralismo, críticas à política de tarifas protecionistas dos EUA, a afirmação da soberania brasileira — em especial no apoio ao Supremo Tribunal Federal diante dos ataques golpistas —, a condenação da exclusão da Palestina da Assembleia pela revogação de vistos de seus representantes e a urgência do combate às mudanças climáticas, com destaque para a COP30 em Belém, em novembro.
O pronunciamento de Lula ocorre logo após mais uma ofensiva de Donald Trump contra o Brasil. Na segunda-feira (22), o governo republicano anunciou novas sanções contra cidadãos brasileiros em retaliação à condenação judicial de Jair Bolsonaro por golpe de Estado. A expectativa é de que Lula use o palco mundial para expor as contradições do imperialismo e mostrar que o Brasil não se curva às chantagens de quem financia guerras e sustenta governos de extrema-direita.
Enquanto Trump insiste em agressões e retaliações vazias, Lula chega à ONU respaldado por sua liderança no Sul Global e pela confiança de quem defende a paz, a democracia e a soberania dos povos. Será um choque de visões entre um projeto de mundo baseado na cooperação e outro marcado pela opressão e pela chantagem.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.