1551 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar encerrou a terça-feira em forte queda frente ao real, recuando para abaixo de R$ 5,30 após o presidente americano Donald Trump anunciar que se reunirá com Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana e fazer elogios ao líder brasileiro. A moeda norte-americana fechou com desvalorização de 1,11%, cotada a R$ 5,2787, atingindo seu menor nível desde 6 de junho do ano passado. No acumulado do ano, a divisa já registra baixa de 14,57%.
Os comentários de Trump durante a Assembleia Geral da ONu acalmaram os investidores, que temiam novas medidas econômicas contra o Brasil após as tarifas de 50% impostas em julho e as recentes sanções a autoridades. O presidente americano afirmou ter tido uma "boa conversa" com Lula, classificando-o como "uma pessoa muito boa". Esse sinal de abertura foi comemorado pelo mercado, que passou a enxergar menor risco de escalada nas tensões bilaterais.
Especialistas avaliaram que as negociações entre os países devem migrar para o campo econômico, ambiente mais previsível para os agentes financeiros. A queda cambial ocorreu mesmo com o dólar apresentando atuação mista no exterior, reforçando o efeito positivo das declarações diplomáticas sobre a moeda brasileira.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.