813 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, referência mundial no conceito de “cidades-esponja”, morreu na noite de terça-feira (23) em um acidente aéreo no Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Também perderam a vida o piloto Marcelo Pereira de Barros e os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Na semana anterior à tragédia, Yu havia participado da 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, onde apresentou conferência sobre o conceito que o consagrou internacionalmente. As chamadas “cidades-esponja” propõem criar áreas amplas de absorção de água, reduzindo riscos de enchentes em áreas urbanas. “A natureza se adapta, é viva. O conceito de cidades-esponja é baseado no princípio de que a natureza regula a água”, afirmou o arquiteto em entrevista ao Fantástico, no ano passado.
Entre as soluções defendidas por ele estavam açudes e áreas porosas para retenção de água, criação de zonas alagáveis e técnicas para reduzir a velocidade dos rios. A proposta alia planejamento urbano e soluções naturais para mitigar desastres ambientais e promover maior equilíbrio entre cidades e ecossistemas.
Professor da Universidade de Pequim, Yu se destacou por articular conhecimento acadêmico e prática de campo. Seu trabalho influenciou políticas públicas e inspirou projetos de paisagismo e sustentabilidade em diversos países, tornando-o uma voz fundamental nos debates sobre adaptação climática e urbanismo sustentável.
O legado de Kongjian Yu permanece como um marco de inovação e compromisso com o futuro das cidades diante das mudanças climáticas. Sua morte representa uma grande perda para a arquitetura, a ecologia e a busca por modelos urbanos mais humanos e resilientes.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.