3043 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, transformou uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), em um verdadeiro constrangimento para os parlamentares bolsonaristas que tentaram atacá-lo com provocações rasas.
O deputado Delegado Caveira (PL-PA) abriu a ofensiva chamando o ministro de “Taxad”, em alusão às medidas de taxação do governo. Com tranquilidade, Haddad devolveu: “Pode usar o apelido à vontade, desde que seja para lembrar a taxação de apostas, super-ricos e bancos. Para isentar quem Bolsonaro taxou, isso o senhor pode repetir quantas vezes quiser”. O ministro ainda lembrou os fracassos do governo de extrema-direita, citando a condução criminosa da pandemia.
Incomodado, Caveira apelou ao chamar o presidente Lula (PT) de “descondenado” e chegou a mandar colegas “calar a boca”. Haddad não deixou barato e afirmou que a maior carga tributária ocorreu justamente sob Bolsonaro, quando não houve revisão do Imposto de Renda. “O deputado é culpado por omissão diante das mortes da pandemia e do déficit fiscal”, disparou, recordando as mais de 700 mil vítimas da Covid e o retorno do Brasil ao mapa da fome.
O clima esquentou ainda mais quando o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) tentou ironizar o prestígio internacional de Lula. Haddad rebateu: “Lula fala com quem quiser. Eu não vi o seu presidente cumprimentar um chefe de Estado, a não ser para dizer ‘I love you’ vergonhosamente ao presidente dos EUA”, ironizou, arrancando risos da comissão.
Já a deputada Julia Zanatta (PL-SC) optou por um ataque pessoal, insinuando que Haddad não teria tempo nem para a própria esposa. O ministro foi firme: “Peço que minha vida pessoal não seja envolvida no debate”, encerrou, deixando evidente a falta de argumentos dos bolsonaristas.
A audiência, que deveria tratar do plano safra e de medidas para o Rio Grande do Sul, acabou expondo mais uma vez a incapacidade da extrema-direita de enfrentar Haddad no campo das ideias.
Assista aos vídeos:
Deputado caveira tentou lacrar em cima do "Taxad" e o Haddad deu uma aula de decoro, política, economia e vida para ele.
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) September 24, 2025
Ficou sem corte para o tiktok pic.twitter.com/5FVYtVBowg
Vergonha alheia nível hard: resposta do ministro Haddad a deputado bolsonarista, que disse o que quis e ouviu... pic.twitter.com/GU5s0RV1Tl
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) September 24, 2025