1868 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (24) que a Margem Equatorial pode se tornar o “novo pré-sal” do Brasil. A declaração ocorreu durante um evento sobre gás liquefeito de petróleo (GLP), no Rio de Janeiro, e reforça a aposta do governo Lula em novas fronteiras energéticas estratégicas.
Silveira destacou que a exploração de petróleo e gás natural continua sendo fundamental não apenas para garantir o crescimento econômico, mas também para financiar a transição energética de forma soberana. Segundo ele, é preciso conciliar sustentabilidade com desenvolvimento social e geração de empregos.
O ministro ressaltou o programa Potencializa E&P, voltado a incentivar investimentos em novas fronteiras exploratórias. “A Margem Equatorial é um novo pré-sal”, afirmou, lembrando que a Petrobras aguarda licença ambiental do Ibama para avançar na perfuração de poços na região.
Outro ponto central do discurso foi a ampliação da oferta de gás natural, considerada essencial para apoiar a política de reindustrialização do país. Para Silveira, reduzir o preço do insumo é condição necessária para garantir competitividade às indústrias brasileiras.
Em passagem pelo Rio, o ministro também aproveitou para manifestar apoio político ao prefeito Eduardo Paes em uma possível candidatura ao governo do estado. “Há uma grande esperança no Brasil de ver Eduardo Paes administrar o Rio nos próximos 4 anos”, declarou.
A visão de Silveira reforça a estratégia do governo Lula de alinhar soberania energética, transição verde e fortalecimento da economia nacional em um mesmo projeto.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.